sábado, 22 de maio de 2010

Olhar Sobre o Mundo

Blog do Estadão, show de bola... quem quiser conferir

domingo, 16 de maio de 2010

Ansel Adams


Ansel Adams


Ansel Adams, foi um fotografo Americano que viveu de 1902 a 1984, tinha um talento musical para o piano, quando tinha 14 anos ganhou uma Kodak Nº 1 Box Brownie que ganhou dos pais. Numa de suas viagens com sua família, Ansel Adams fotografou o Parque Nacional de Yosemite, suas melhores fotografias sao desse parque, que Adams voltou por toda sua vida uma vez por ano.

Adams participou do Sierra Club, uma ONG que defende o meio ambiente, suas primeiras fotos, foram publicadas no boletim do clube e sua primeira exposição individual foi feita no Sierra Club.

Adams muda a carreira de musico para fotografo, influenciado por seu amigo Albert M. Bender, que deu estabilidade financeira para essa mudança. Em 1930 Adams conhece Paul Strand, que influencia sua fotografia de forma perceptível Adams começa a fazer manipulações nas fotos, tanto na câmera, quanto na câmera escura.

Em 1932, Adams se junta com outros fotógrafos que fundam o grupo f/64 para promover a fotografia ``reta``, fotografia pura, imagens nítidas, máxima profundidade de campo e concentrando-se apenas nos processos fotográficos

"O nome deste grupo deriva de um número do diafragma das lentes fotográficas. Isso significa um largo alcance de qualidades da claridade e definição da imagem fotográfica que é um importante elemento no trabalho dos membros deste grupo." ( Parte do manifesto do grupo f/64 )

As fotografias de Adams, são muito técnicas e seus três livros expõem as técnicas usadas por ele. Nesses livros, se tem a idéia de que Adam e mais um cientista do que um fotografo, pois mostra como as fotos dele são feitas desde a escolha da câmera e do papel fotográfico ate as técnicas aplicadas na câmera. Adams e contra a automatização, quanto mais processos para controlar, mais criatividade o fotografo tem para aplicar.

Ansel Adams, esta entre os grandes fotógrafos do século XX, dividiu sua técnica a partir de seus livros. Com vocês Ansel Adams






Fotos Que Sensibilizaram O Mundo - Omayra Sanchez



Omayra Sanchez


Com apenas 13 ano, Omayra Sanches foi vítima da erupção do vulvão Nevado Del Ruiz, em 1985 na Colômbia. Omayra ficou presa nos escombros de sua casa e também nos corpos dos seus pais, ficou presa durante três dias.
Os médicos, tentaram salvá-la, mas descobriram que para salvá-la teriam de amputar-lhe a perna, o que resultaria na sua morte, pois não haviam especialistas para realizar tal procedimento




Omayra, que lutou por sua vida, só pensava em voltar a estudar, encontrar os amigos da escola e em suas provas.
Muitos classificam esse evento como o que inicia a globalização midiática, porque chamou a atenção e foi acompanhada por repórteres de todo o mundo. Todos queriam mostrar a indiferença do governo colombiano com as vítimas de catástrofes.
O autor da primeira foto é Frank Fournier (foto abaixo)



que ganhou o prêmio “World Press Photo Premier Award”, em 1986, pela publicação dessa foto, que foi publicada somente depois da morte de Omayra

domingo, 9 de maio de 2010

Mães


Especial dia das mães...
Como hoje é dias das mães, vou gastar o tempo do domingo com ela





fotos by google imagens


sábado, 1 de maio de 2010

Atelliê Triativo, ops! Criativo


O trio do ''Fotografia Criativa''



A brincadeira com o nome é porque a criatividade vem de três pessoas. Existem muitos fotógrafos por aí que tiram as mesmas fotos em todos os lugares que vão e não passam do limite da simplicidade e do que é esperado, mas, quando há pessoas que saem desse padrão chamam muito a atenção para a fotografia artística e criativa. Na busca por criatividade no mundo fotográfico, me deparei com uma união que me chamou a atenção, após clicar em ''quem somos nós'' descobri que essa união começou de forma digital e que tomou proporções grandes, digna de chamar a atenção. Estou falando das meninas do Atelliê - Fotografia Criativa, seus trabalhos na maioria das vezes muito coloridos e com uma iluminação de se admirar, chamam a atenção de quem olha, porém não foge da harmonia das cores e as técnicas que fazem de uma foto atraente aos olhos criteriosos de outros fotógrafos. Para quem ficou um pouco curioso sobre elas, aqui vai um pouco do que vi e gostei: